The National Times - Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, morre em acidente de carro

Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, morre em acidente de carro


Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, morre em acidente de carro
Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, morre em acidente de carro / foto: © AFP/Arquivos

O detentor do recorde mundial de maratona, Kelvin Kiptum, e seu treinador Gervais Hakizimana morreram em um acidente de carro no oeste do Quênia, que também deixou um terceiro passageiro ferido, informou a polícia neste domingo (11).

Alterar tamanho do texto:

"O acidente ocorreu por volta das 23h00 locais [17h00 no horário de Brasília)", disse a polícia.

As autoridades indicaram que o veículo transportava três pessoas e duas morreram no local do acidente, enquanto a terceira foi levada ao hospital. "Os dois (falecidos) são Kiptum e o seu treinador", disse Peter Mulinge, comandante da polícia do condado de Elegeyo Marakwet, no oeste do Quênia.

"Era Kiptum quem dirigia em direção a Eldoret quando perdeu o controle (...) matando dois ocupantes no local. Uma passageira ficou ferida e foi levada às pressas para o hospital", acrescentou Mulinge.

Kiptum, que estabeleceu o melhor tempo mundial (2 horas e 35 segundos) na maratona de Chicago em outubro passado, tinha 24 anos. Ele estava em fase de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.

Essa marca Kiptum foi a terceira vez que foi estabelecida como recorde mundial masculino em Chicago, e a primeira desde 1999, quando foi conseguida pelo marroquino Khalid Khannouchi.

Kiptum também venceu as duas maratonas anteriores, na estreia em Valência em 2022 e no ano seguinte em Londres.

O atleta queniano anunciou a intenção de se tornar o primeiro homem a correr uma maratona oficial em menos de duas horas, na competição de Roterdã, no dia 14 de abril.

- "Atleta incrível" -

Sebastian Coe, presidente da World Athletics, disse que ficou "chocado e triste ao saber desta perda devastadora".

"Em nome da World Athletics, enviamos as nossas mais sinceras condolências às suas famílias, amigos, companheiros e ao Quênia", disse Coe em um comunicado.

"Um atleta incrível deixa um legado incrível, sua falta será muito sentida".

A World Athletics indicou que desde outubro passado ele não competia, mas que deveria participar da maratona de Roterdã.

O bicampeão olímpico queniano dos 800m, David Rudixha, disse que a morte de Kiptum é "uma grande perda".

A Athletics Kenya enviou as suas condolências "a toda a comunidade atlética neste momento difícil".

O técnico Hakizimana, natural de Ruanda, foi um corredor que treinou durante anos no Quênia, onde conheceu Kiptum na cidade de Chepkorio.

A morte prematura de Kiptum lembra a de outro grande maratonista do Quênia, Samuel Wanjiru, que também morreu aos 24 anos.

Wanjiru, campeão olímpico em 2008 em Pequim, morreu em 2011 após cair de uma varanda.

O recorde mundial anterior da maratona pertencia ao também queniano Eliud Kipchoge, com 34 segundos a mais que Kiptum.

L.Johnson--TNT

Apresentou

Centenas de desabrigados iniciam 'uma nova vida' após terremotos na Venezuela

Dezenas de pessoas vasculham pilhas de roupas na grama de um estádio em La Guaira, o estado mais afetado pelos dois terremotos que devastaram a Venezuela. Elas procuram algo para vestir nesse abrigo improvisado que serve de lar para muitos que perderam tudo.

Desabamento de hospital obriga famílias a levarem corpos para necrotério na Venezuela

Uma caminhonete abarrotada de corpos em sacos brancos aguardava do lado de fora do necrotério de Caracas neste sábado: com os hospitais sobrecarregados após os terremotos na Venezuela, são as famílias dos falecidos que levam seus entes queridos para lá.

Indignação na Venezuela por lentidão do governo no resgate dos sobreviventes

"O governo não está fazendo nada pelo povo!", grita um venezuelano para a presidente do país em frente a um prédio de 22 andares reduzido a escombros pelos terremotos. Familiares e voluntários buscam sobreviventes da melhor maneira possível, enquanto crescem as queixas sobre a falta de apoio do governo nos esforços de resgate.

Washington reautoriza IA mais poderosa da Anthropic, mas apenas para alguns parceiros nos EUA

Após duas semanas de um bloqueio sem precedentes, o governo dos Estados Unidos reautorizou o modelo de inteligência artificial (IA) mais poderoso da Anthropic, mas apenas para um pequeno círculo de parceiros exclusivamente americanos, permitindo assim que Washington recupere o controle dessa tecnologia estratégica.

Alterar tamanho do texto: