The National Times - Chile extingue incêndios em Valparaíso mas medo persiste

Chile extingue incêndios em Valparaíso mas medo persiste


Chile extingue incêndios em Valparaíso mas medo persiste
Chile extingue incêndios em Valparaíso mas medo persiste / foto: © AFP

Os bombeiros conseguiram extinguir o fogo em Valparaíso, cujos morros foram devorados durante cinco dias pelos incêndios mais letais já registrados no Chile, embora seus moradores lidem com o medo de novos focos criminosos.

Alterar tamanho do texto:

Sob as temperaturas elevadas do verão, 1.930 bombeiros apagaram à meia-noite de ontem os diversos focos de calor que atingiam desde a última sexta-feira a cidade turística de Viña del Mar, a 120 km de Santiago.

“Considera-se superada a emergência florestal iniciada em 2 de fevereiro”, que deixou 131 mortos, informou hoje o corpo de emergência dos bombeiros de Viña del Mar. Nos morros, no entanto, as pessoas atingidas instalaram-se em barracas e organizavam rondas noturnas, diante da suspeita de que os incêndios tenham sido provocados.

“Enquanto minha família está em um abrigo, optei por ficar aqui. A parte de baixo ainda tem árvores e vemos muita gente subindo e descendo por lá”, disse o pedreiro Miguel Ángel Reto, 42 anos.

Juntamente com chilenos, venezuelanos, haitianos e equatorianos, Reto instalou-se de forma irregular em um setor de Viña del Mar conhecido como Nações Unidas. Os incêndios devastaram as construções de madeira, mas os moradores retornaram para recolher objetos e com o objetivo de construir novas casas.

A dona de casa equatoriana Katherine Murillo, de 31 anos, montou uma barraca para cuidar do terreno onde sua família irá construir uma nova casa no Nações Unidas.

No total, cerca de 15 mil residências foram afetadas na região de Valparaíso, segundo as autoridades.

- 'Miseráveis' -

Segundo depoimentos colhidos pela AFP, apenas efetivos da Marinha fazem patrulhas esporádicas em alguns pontos de Viña del Mar, onde está em vigor desde sexta-feira um toque de recolher noturno.

O governo do presidente Gabriel Boric levantou a suspeita de que criminosos podem estar por trás dos incêndios. Em visita ontem a Viña del Mar, ele fez uma advertência: “Há pessoas tentando criar focos de fogo. Encontraremos esses miseráveis e iremos colocá-los atrás das grades".

Os incêndios mergulharam o Chile em sua pior tragédia desde o terremoto e tsunami de 2010, quando mais de 500 pessoas morreram. As suspeitas de que podem ter sido uma ação deliberada baseiam-se no fato de terem ocorrido vários focos ao mesmo tempo.

“Testemunhei vários incêndios, e a cada dia estou mais convencido de que esses foram absolutamente intencionais. Cinco focos ao mesmo tempo não é natural”, apontou Alejandro Peirano, diretor do Jardim Botânico Natural de Viña del Mar, que foi gravemente afetado pelas chamas.

O governo deu por iniciada hoje uma nova fase da crise causada pelos incêndios. “Estamos em um momento diferente da emergência, já começamos a fase de reabilitação do terreno, o que também nos permite tornar muito mais rápida a chegada de ajuda", destacou a delegada presidencial para Valparaíso, Sofía González.

O.Nicholson--TNT

Apresentou

Centenas de desabrigados iniciam 'uma nova vida' após terremotos na Venezuela

Dezenas de pessoas vasculham pilhas de roupas na grama de um estádio em La Guaira, o estado mais afetado pelos dois terremotos que devastaram a Venezuela. Elas procuram algo para vestir nesse abrigo improvisado que serve de lar para muitos que perderam tudo.

Desabamento de hospital obriga famílias a levarem corpos para necrotério na Venezuela

Uma caminhonete abarrotada de corpos em sacos brancos aguardava do lado de fora do necrotério de Caracas neste sábado: com os hospitais sobrecarregados após os terremotos na Venezuela, são as famílias dos falecidos que levam seus entes queridos para lá.

Indignação na Venezuela por lentidão do governo no resgate dos sobreviventes

"O governo não está fazendo nada pelo povo!", grita um venezuelano para a presidente do país em frente a um prédio de 22 andares reduzido a escombros pelos terremotos. Familiares e voluntários buscam sobreviventes da melhor maneira possível, enquanto crescem as queixas sobre a falta de apoio do governo nos esforços de resgate.

Washington reautoriza IA mais poderosa da Anthropic, mas apenas para alguns parceiros nos EUA

Após duas semanas de um bloqueio sem precedentes, o governo dos Estados Unidos reautorizou o modelo de inteligência artificial (IA) mais poderoso da Anthropic, mas apenas para um pequeno círculo de parceiros exclusivamente americanos, permitindo assim que Washington recupere o controle dessa tecnologia estratégica.

Alterar tamanho do texto: