The National Times - Governos e líderes latinos lamentam morte de Piñera

Governos e líderes latinos lamentam morte de Piñera


Governos e líderes latinos lamentam morte de Piñera
Governos e líderes latinos lamentam morte de Piñera / foto: © AFP

Governos e líderes políticos da América Latina manifestaram pesar pela morte do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera nesta terça-feira (06), e destacaram as boas relações que ele estabeleceu na região.

Alterar tamanho do texto:

"Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação entre os nossos países e sempre tivemos um bom diálogo quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos", publicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no X.

"Muito triste o seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos familiares e amigos de Piñera por essa perda", acrescentou Lula.

Piñera, 74, governou o Chile em dois períodos: de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Primeiro presidente de direita a chegar ao poder por eleição popular após a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), ele era economista e empresário.

A presidente do Peru, Dina Boluarte, expressou seu “profundo pesar” pela morte de Piñera, a quem chamou de “importante líder político da região e amigo do Peru”.

A Colômbia enviou “sinceras condolências" à família de Piñera, bem como "ao governo e a todo o povo chileno”, em comunicado da chancelaria, que lembrou as contribuições do governo do ex-presidente chileno para o processo de paz com a guerrilha das Farc.

O presidente Luis Lacalle Pou destacou "a atitude positiva” de Piñera em relação ao Uruguai e lembrou a ajuda que lhe ofereceu para a chegada de vacinas durante a pandemia de Covid.

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e sua mulher e vice-presidente, Rosario Murillo, enviaram seus pêsames ao atual presidente chileno, Gabriel Boric.

“Paz à sua alma!”, publicou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na rede social X, acrescentando que seu país se une "ao luto que acomete o povo do Chile diante do falecimento lamentável" do ex-presidente.

O governo da República Dominicana apresentou condolências aos parentes e amigos de Piñera.

- Ex-presidentes -

Ex-presidentes da América Latina também lamentaram a morte de Piñera. “Estive em diversos encontros internacionais com ele. Embora não concordássemos ideologicamente, trabalhamos lado a lado em vários temas", publicou no X o boliviano Evo Morales.

Já Jeanine Añez, que também governou a Bolívia e agora está presa, acusada de forçar a renúncia de Morales à Presidência em 2019, declarou-se "impactada com a notícia do acidente trágico que tirou a vida de um homem solidário e profundamente democrata, que amava o seu país e a América Latina".

O ex-presidente mexicano Felipe Calderón disse sentir profunda dor pela morte de Piñera, que chamou de amigo. "Sua família perde um marido e pai exemplar. O Chile, um de seus melhores presidentes. A democracia, um combatente."

O ex-chefe de Estado do Equador Rafael Correa (2007-2017), que vive na Bélgica, expressou no X: "Que notícia! Apesar das nossas diferenças ideológicas, sempre tivemos uma relação muito boa como presidentes e nunca esquecerei sua preocupação sincera em 30 de setembro de 2010". Nessa data, Correa enfrentou uma rebelião policial em Quito.

O também ex-governante do Equador Guillermo Lasso (2021-2023) destacou no X que Piñera, que chamou de amigo, “foi um grande homem, leal aos princípios do mundo democrático”.

S.Arnold--TNT

Apresentou

Centenas de desabrigados iniciam 'uma nova vida' após terremotos na Venezuela

Dezenas de pessoas vasculham pilhas de roupas na grama de um estádio em La Guaira, o estado mais afetado pelos dois terremotos que devastaram a Venezuela. Elas procuram algo para vestir nesse abrigo improvisado que serve de lar para muitos que perderam tudo.

Desabamento de hospital obriga famílias a levarem corpos para necrotério na Venezuela

Uma caminhonete abarrotada de corpos em sacos brancos aguardava do lado de fora do necrotério de Caracas neste sábado: com os hospitais sobrecarregados após os terremotos na Venezuela, são as famílias dos falecidos que levam seus entes queridos para lá.

Indignação na Venezuela por lentidão do governo no resgate dos sobreviventes

"O governo não está fazendo nada pelo povo!", grita um venezuelano para a presidente do país em frente a um prédio de 22 andares reduzido a escombros pelos terremotos. Familiares e voluntários buscam sobreviventes da melhor maneira possível, enquanto crescem as queixas sobre a falta de apoio do governo nos esforços de resgate.

Washington reautoriza IA mais poderosa da Anthropic, mas apenas para alguns parceiros nos EUA

Após duas semanas de um bloqueio sem precedentes, o governo dos Estados Unidos reautorizou o modelo de inteligência artificial (IA) mais poderoso da Anthropic, mas apenas para um pequeno círculo de parceiros exclusivamente americanos, permitindo assim que Washington recupere o controle dessa tecnologia estratégica.

Alterar tamanho do texto: